Alternativa para o trânsito em Miami – Elon Musk sugere cavar túneis para aliviar congestionamentos

Como uma solução para o tráfego notoriamente congestionado de Miami, o fundador da Tesla Inc., Elon Musk, está propondo cavar túneis com a The Boring Company, um de seus muitos empreendimentos comerciais. Especialistas dizem que a ideia seria cara e repleta de obstáculos de engenharia, mas não é totalmente maluca.

Musk, que também fundou a SpaceX e a Neuralink, twittou que falou com o governador Ron DeSantis sobre a ideia no início deste mês.

“Se o governador e o prefeito quiserem, faremos”, tuitou Musk. O prefeito de Miami, Francis Suarez, um republicano, descreveu a ideia como um “acéfalo” e respondeu: “adoraríamos ser a cidade-protótipo”.

A prefeita democrata de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, e o diretor financeiro republicano da Flórida, Jimmy Patronis, também expressaram entusiasmo.

Os críticos se perguntaram: quão plausível é construir grandes túneis sob uma cidade que está a apenas alguns metros acima do nível do mar, especialmente com Miami amplamente considerada uma das cidades mais vulneráveis ​​do mundo à elevação do nível do mar?

“Não parece muito inteligente e certamente será caro”, disse Kurtis Gurley, professor de engenharia estrutural da Universidade da Flórida.

Gurley disse que um desafio do projeto seria manter a água fora dos túneis enquanto escorava suas paredes.

A construção subterrânea também corre o risco de contaminar o aquífero da Flórida, disse Gurley.

Mas túneis de grande diâmetro são possíveis em Miami se um planejamento adequado e medidas de precaução forem tomadas, disse Conrad Felice, professor de engenharia civil da Universidade da Flórida.

Felice observou que os engenheiros no início desta década concluíram o Túnel do Porto de Miami, de 1.280 metros, que custou US $ 668,5 milhões. Esse túnel corre 120 pés (37 metros) abaixo da superfície.

The Boring Company cava túneis de serviços públicos e de carga sob as cidades para aliviar o tráfego congestivo e reduzir o tempo de transporte. Até o momento, o único túnel concluído é o túnel de teste de US $ 10 milhões da empresa com 1,14 milha (2,25 quilômetros) em Hawthorne, Califórnia, próximo à sede da SpaceX.

O sul da Flórida está em grande parte sobre uma base de calcário, que é semelhante a uma esponja, permitindo que a água se mova facilmente. Mas cavar túneis através do calcário e abaixo do lençol freático é comum, disse Michael Mooney, professor de construção subterrânea e túneis na Escola de Minas do Colorado.

Mooney disse que o aumento do nível do mar aumentaria a pressão em um túnel projetado finalmente, mas isso pode ser acomodado pelo projeto.

O senador Shevrin Jones, D-Miami Gardens, cujo distrito inclui o sul do condado de Broward, disse que prefere se concentrar em construir estradas, consertar canos ruins e tomar sérias precauções em uma cidade que já luta para combater as enchentes.

As idas e vindas no Twitter entre Musk e o prefeito de Miami ainda precisam ser discutidas pela equipe profissional de planejamento da cidade, disse o porta-voz da cidade John Heffernan.

Os tweets que chamam a atenção de Suarez, dirigidos ao segundo homem mais rico do planeta, são suas últimas tentativas de fazer de Miami uma meca da tecnologia.

Em dezembro, um usuário do Twitter escreveu: “e se mudarmos o vale do silício para miami”. Suarez respondeu: “Como posso ajudar.”

No Instagram, Suarez hospeda Cafecito Tech Talk, uma conversa diária com empresários de tecnologia que recentemente se mudaram para Miami, incluindo o fundador da Barstool Sports, David Portnoy.

Ele também ofereceu incentivos para que os magnatas da tecnologia se mudassem para Miami. Em dezembro, Suarez fez parceria com Matteo Franceschetti – o fundador da Eight Sleep – para oferecer a fundadores de tecnologia, investidores e funcionários 20% de desconto na compra de um colchão.

No início desta semana, Suarez anunciou a parceria da cidade de Miami com a Reef, uma empresa de tecnologia de Miami, para transformar estacionamentos ao redor da cidade em “centros e parques de bairro”.

Jones, o senador estadual, disse que, embora Miami possa se tornar o próximo Vale do Silício, as inovações no transporte devem se concentrar em proteger e adicionar infraestrutura resistente a enchentes – não em túneis.

“Eu entendo que Miami tem potencial para ser um centro de tecnologia”, disse Jones. “Mas até que ponto vamos fazer isso? Vamos esquecer que existem algumas questões realmente urgentes sobre as quais precisamos conversar como uma comunidade?”

Giovanna Stenner

Giovanna Stenner, jornalista brasileira morando na Flórida.

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