Autoridades da Flórida pedem à Brightline para bloquear o plano do trem Orlando-Tampa até meados do verão

As autoridades de transporte da Flórida deram na segunda-feira à Brightline o que parece ser o prazo final de meados do verão para fechar acordos com os governos locais e estaduais para a extensão do serviço ferroviário de passageiros do aeroporto de Orlando a Tampa.

No final de 2019, o Departamento de Transporte do estado concedeu pela primeira vez à empresa sediada no sul da Flórida os direitos de negociar contratos de aluguel ao longo de uma rota que deverá incluir uma estação em Disney Springs.

“O Departamento está sujeito a uma extensão final das negociações”, disse Brad Thoburn, secretário assistente do departamento de transportes, em uma carta de 1º de março para a Brightline que descreve os termos para uma extensão das negociações.

O presidente e CEO da Brightline, Patrick Goddard, assinou o acordo na noite de segunda-feira.

O corredor preferido pela Brightline veio com vários problemas que se sobrepõem. Isso inclui a necessidade de cooperação com o sistema de transporte regional SunRail da Flórida Central, para um acordo com a Autoridade Expressway da Flórida Central para uso do espaço ao longo de seu sistema de rodovias, afirmação da autoridade que rege o Aeroporto Internacional de Orlando e aprovação da Comissão de Utilitários de Orlando para uso ramal ferroviário do trem do carvão perto do aeroporto.

“Todas as partes concordam que o corredor contemplado para a construção e operação da ferrovia intermunicipal entre Orlando e Tampa é único e complexo”, disse Thoburn. “Portanto, antecipamos revisões no contrato de locação proposto para lidar com essas complexidades.”

A proposta da Brightline para o serviço ferroviário entre Orlando e Tampa é acompanhar a conclusão da empresa de uma extensão do aeroporto de Orlando, agora em construção e mais da metade concluída, do serviço existente entre Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach.

O Departamento de Transporte adicionou uma longa lista de termos que devem ser cumpridos antes que um aluguel de acesso a uma rodovia estadual possa ser finalizado.

No topo da lista está a exigência de que a Brightline conduza um estudo sobre o número de passageiros de trens e a quantidade de receita de pedágio que se espera que o estado e a Central Florida Expressway Authority quando o trem de passageiros se torne operacional.

Uma empresa privada e financiada, a Brightline também deve concordar com um método para compensar o estado e a autoridade pela perda de receitas de pedágio.

Como a rota proposta de Brightline a oeste do aeroporto de Orlando para Tampa teria que cruzar os trilhos de SunRail norte-sul, Brightline deve garantir um acordo com a comissão local de líderes eleitos de SunRail.

No mês passado, a comissão SunRail concordou em participar gratuitamente de um estudo da Brightline para examinar a possibilidade de cooperação em um corredor entre o aeroporto e os trilhos de SunRail. O trem suburbano atualmente não tem ligação com o aeroporto.

A Autoridade de Aviação da Grande Orlando, de acordo com os termos do departamento de transporte, também deve reconfirmar seu apoio a uma ligação ferroviária de passageiros da estação ferroviária do aeroporto para Tampa.

Um requisito final é que a Brightline apresente planos de projeto quando 30, 60 e 90 por cento estiverem concluídos.

Giovanna Stenner

Giovanna Stenner, jornalista brasileira morando na Flórida.

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