Cidade litorânea da Flórida terá série na Amazon para atrair turistas
Lembra daquela vontade que sentiu depois de um episódio de “Sex and the City” de fazer compras nos lugares favoritos dos personagens em Nova York e beber Cosmopolitas nos mesmos bares? Ou aquela sensação de desejo de viajar pelos penhascos à beira-mar da Irlanda depois de assistir “Game of Thrones?”
Os holofotes lisonjeiros de Hollywood colocaram no mapa pequenas cidades, como Wilmington, Carolina do Norte, de “Dawson’s Creek” e os bosques de Senoia, Geórgia, de “The Walking Dead”. E é exatamente isso que os profissionais de marketing de viagens em St. Petersburg e Clearwater, Flórida, esperavam capitalizar quando encomendaram uma série de TV original com roteiro, buscando atrair turistas cansados da quarentena para as praias de areia açucarada da área.
“Life’s Rewards” (“Recompensas da vida”) foi ao ar no Amazon Prime no mês passado. O programa de oito episódios é baseado em um gerente de fortunas charmoso, porém arrogante, que perde seu dinheiro e usa pontos de recompensa em viagens para se hospedar no luxuoso hotel rosa Don CeSar enquanto reconstrói sua vida.
Cada episódio tem apenas 8 a 14 minutos de duração e foi filmado por uma produtora, diretor e atores locais. A série custou cerca de um milhão de dólares para ser criada, dividida entre a cidade e o braço de turismo do estado.
Alguns dos pontos de “anúncio” tecidos ao longo do diálogo são óbvios, como o episódio aleatório sobre o Tampa Bay Watch Discovery Center. Mas os personagens rapidamente voltam ao diálogo sobre o avanço da trama. É um anúncio de sucesso rápido em comparação com a venda dura de 15 a 30 segundos de comerciais convencionais.
Outras vezes, os cenários parecem naturais, como a boate gay Blur ou um passeio pela colorida “casa de boliche” de WhimzeyLand em um episódio de caça ao tesouro. Mesmo as incontáveis fotos gratuitas da praia, na maioria das vezes, parecem críveis.
“Estou assistindo a algo e sou atraído para o programa por causa do enredo, mas também dos lugares que vejo na minha frente”, disse Steve Hayes, presidente da Visit St. Pete Clearwater, que observou que ele e sua esposa frequentemente falavam sobre visitar Wyoming enquanto assistiam a seu programa favorito, “Yellowstone”.
Embora às vezes estranhos, os personagens em “Life’s Rewards” referem-se a cada destino na cena pelo nome. Não há bares ou cafés falsos.
“Você começa a construir,‘ Ei, este parece um lugar muito legal que eu quero visitar ’, e está em segundo plano”, disse Hayes. “Não é na frente que você quer passar e apertar o botão de avanço rápido.”
É muito cedo para avaliar se a série impactou o turismo, ou mesmo quão amplamente foi vista.
A indústria da hospitalidade foi duramente atingida pela pandemia, e as cidades turísticas estão ansiosas para aproveitar a nova vontade de viajar. Isso coloca mais pressão sobre os destinos para comercializar fora da caixa.
“Todos os destinos do mundo estão procurando por esse boom do turismo. Acho que é mais importante do que nunca ”, disse Alexandra Delf, vice-presidente executiva da Grifco, uma empresa de marketing de viagens com sede em Londres.
As viagens inspiradas em filmes e programas de TV são tão populares que a empresa está usando programas de compulsão pandêmica para promover seus maiores clientes. Anúncios promocionais observam que cenas de “Bridgerton” da Netflix foram filmadas perto do Spa Gainsborough Bath. Pacotes “Game of Thrones” no Slieve Donard Resort and Spa promovem passeios onde cenas notáveis foram filmadas nas proximidades, incluindo o campo de batalha de Robb Stark e “Red Wedding”.
Com as viagens interrompidas durante a pandemia, os destinos pitorescos pareciam ainda mais ambiciosos.
“Muito do que fazemos no marketing de viagens é vender esse sonho de relaxamento”, disse Delf. “Isso dá a eles algo pelo que esperar”.
A produtora por trás do programa da Flórida disse que programas com script são um novo gênero para o marketing de viagens e que já estão em negociações para filmar alguns para outras cidades do estado. Eles também estão fazendo um longa-metragem para a Brand USA, um grupo de marketing de turismo que promove o turismo fora dos Estados Unidos.
“Não queremos que as pessoas se sintam atraídas. Queremos que eles se sintam perdidos na linha da história e se envolvam nos personagens como qualquer outro programa de streaming ou TV, mas estamos fornecendo um contexto positivo para o nosso destino ”, disse Brianne Maciejowski, diretora de filme e vídeo da Odyssey Studios .
Os consumidores retêm muito mais conteúdo de marca em comparação com a publicidade tradicional, disse ela. A série de TV da Flórida terminou com um susto, então uma sequência ainda é possível.
“Parte do nosso modelo de negócios é ajudar os destinos a encontrar uma voz neste mundo que prioriza o entretenimento”, disse Maciejowski. “Há muito mais em nosso futuro.”