Como a inflação está afetando os negócios no sul da Flórida

Jay Foreman tinha uma pergunta interessante que queria que pais e avós, tias e tios fizessem uma pergunta às crianças pequenas em suas famílias: “O que eles realmente querem no Natal este ano ou no Hanukkah ou em qualquer outro feriado?”

É trabalho de Foreman antecipar a resposta a essa pergunta. Ele é o CEO da Basic Fun, uma empresa de brinquedos com sede em Boca Raton. Ela fabrica e importa caminhões Tonka, Lincoln Logs, Lite Brite e Care Bears.

“Você receberá 100 respostas diferentes de quase 100 crianças diferentes”, disse Foreman.

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Não há nenhum brinquedo obrigatório, corrida para a loja e luta contra as multidões este ano. Nada como o que a indústria de brinquedos experimentou durante as férias anteriores.

Claro, ainda existem brinquedos comercializados em massa. A empresa de Foreman conta com uma combinação de nostalgia de pais ou avós – e tecnologia. Ele também conhece sua tecnologia que contribui para a falta de um brinquedo de sucesso.

“Tudo é tão fragmentado da mídia que as crianças consomem, os comerciais que assistem, as influências que têm, que é tão micro-direcionado. Não há nada realmente tão quente este ano”, disse ele.

Mas há algo que quase tudo tem nesta temporada de férias – a inflação. E ninguém pede inflação para o Natal.

Os preços de todos os tipos de itens têm apresentado uma tendência consideravelmente mais alta há meses. Os preços dos alimentos e dos combustíveis são conhecidos por fazer grandes oscilações, mas os preços mais altos capturaram outras categorias – incluindo coisas como carros novos e usados, móveis e brinquedos.

Veja o exemplo do caminhão basculante poderoso Tonka Steel Classics do Foreman.

O brinquedo geralmente é vendido por US $ 25. Dois dólares do custo de Foreman normalmente vão para o frete para trazer o brinquedo da China, onde é feito, pelo Oceano Pacífico até os Estados Unidos a tempo para as férias. Mas neste verão, o custo de envio de cada caminhão basculante subiu para US $ 12 – ou metade do preço de varejo sugerido.

O custo de enviar um contêiner de carga de 40 pés da Ásia dobrou para US $ 5.000 e dobrou novamente, e novamente durante os principais meses de transporte de julho, agosto e setembro, conforme os varejistas americanos estocam para o Natal.

“Não éramos realmente capazes de cobrar mais de nossos clientes pelo aumento no frete porque cotamos aos clientes o preço dos brinquedos com um ano de antecedência”, explicou Foreman.

Em vez disso, a Basic Fun teve que arcar com os custos de envio mais altos e evitar estocar itens mais volumosos que seriam mais caros para enviar. Alguns dos caminhões Tonka maiores e os ursinhos carinhosos de pelúcia gigantescos ficaram na Ásia.

 

Keith Koenig não hesitou em trazer muitos estoques para a City Furniture, a empresa que ele co-fundou e lidera, apesar dos altos custos de envio.

“Temos mais estoque do que já tivemos”, disse ele. “Apostamos muito e pedimos muito no primeiro e segundo trimestre e no início do terceiro trimestre.”

Qual foi o tamanho da aposta? Mais de $ 100 milhões em estoque. A City Furniture encomendou tanto que se tornou a maior importadora do PortMiami.

O Vietnã – um país importante para a fabricação de móveis – fechou grande parte de sua economia durante o verão devido a um surto de infecções por COVID-19. Portanto, a aposta de Koenig significa que suas lojas têm mercadorias prontas para serem compradas e entregues.

De acordo com Koenig, um contêiner de navio de carga padrão comporta cerca de US $ 25.000 em móveis. Como o Basic Fun, os custos de envio do City Furniture quintuplicaram no início deste ano. E os clientes não estão corando com os preços mais altos impulsionados principalmente pelos custos de envio mais elevados.

“Descobrimos que o consumidor está mais interessado quando pode obtê-lo do que se o preço subiu 10, 12 ou 15 por cento”, disse ele.

Móveis é uma das categorias que experimenta inflação sustentada nos últimos meses. Em novembro, a inflação de móveis para dormitórios subiu 10% em relação ao ano anterior. Houve alta de 14% em móveis de sala, cozinha e sala de jantar.

“Os custos aumentaram para todos, junto com as matérias-primas e móveis, espuma, madeira etc. Koenig disse que sua empresa aumentou o salário inicial dos associados de vendas de US $ 14 para US $ 17 para US $ 18 por hora.

 

Embora os preços mais altos da gasolina tenham contribuído para as pressões inflacionárias nos últimos meses, uma das primeiras e mais acentuadas altas nos preços ocorreu com carros e caminhões novos e usados.

O preço de um carro ou caminhão novo subiu 11% em relação ao ano passado. A escassez de semicondutores para veículos e a falta de oferta de carros novos empurraram a inflação anual de veículos usados ​​para cima 31% em novembro, o que representa uma taxa de inflação mais baixa em relação a junho.

“É triste porque nunca tivemos a chance de vender mais carros, mas ao mesmo tempo não podemos vender carros”, disse Mario Murgado, CEO do Murgado Automotive Group, que possui concessionárias de automóveis em três estados, incluindo Brickell Honda em Miami.

A conta de combustível corporativa de Murgado aumentou US $ 40.000 por mês devido ao aumento nos preços da gasolina. O pagamento dessa conta mais alta tem o custo de alguns planos de investimento por enquanto.

“Temos que dar uma olhada cuidadosa e ver o que pode ser esticado um pouco mais ou o que não podemos e priorizar”, disse Murgado.

O mesmo vale para Koenig da City Furniture. Os negócios têm se fortalecido graças ao mercado imobiliário em expansão na Flórida. Ele está abrindo lojas na área de Tampa e construindo um depósito lá, “mas vou desacelerar parte da expansão além disso por causa do futuro mais caro que prevejo para todos nós”, disse Koenig. Com informações de WLRN.

Giovanna Stenner

Giovanna Stenner, jornalista brasileira morando na Flórida.