Devo esperar as eleições americanas para comprar ingressos para a Disney?
A época em que vivemos tem sido de incertezas para a Walt Disney. Alguns de seus segmentos operacionais foram atingidos com mais força do que outros. Com as eleições presidenciais daqui a alguns dias, é um bom momento para se perguntar se as chances da Disney de se recuperar de um trimestre historicamente terrível são melhores com o presidente Trump ou o ex-vice-presidente Joe Biden.
A Disney não tende a se inclinar a um partido político, pelo menos em nível nacional. Recentemente, a empresa criticou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, por sua recusa em permitir que os parques temáticos retomem as operações no estado mais populoso do país. A Disneylândia e a atração adjacente “Disney’s California Adventure” continuam fechadas mais de sete meses após o fechamento por causa da crise do COVID-19. No entanto, Newsom não pode ser reeleito até 2022. Pode financiar esforços para bloquear jogos de cassino na Flórida ou tomar uma posição contra a legislação de neutralidade da rede, mas a “Casa do Mickey” não é um viveiro de atividade política.
O vencedor das urnas em 3 de novembro fará diferença para a Disney? Há muitas partes móveis para o gigante da mídia, então vamos avaliar como seus negócios se comportariam sob Trump ou Biden – e se você deve esperar para ver como os votos vão sair antes de tomar sua próxima decisão de investimento.
Arrecadação de presidentes
Ao longo dos anos, a Disney prosperou historicamente sob o governo de democratas e republicanos. Isso não significa que o magnata da mídia seja imune a como as coisas vão se desenrolar em algumas semanas, especialmente quando se trata das operações dos parques temáticos da Disney. Biden é a favor de aumentar o salário mínimo federal para US $ 15 e eliminar o salário mínimo incluso. O impacto imediato seria um aumento nos custos de mão de obra e, se a Disney não pudesse repassar o aumento para seus clientes, isso ocorreria às custas de margens mais fracas. O contra-ataque a esse argumento é que o aumento dos salários tornará mais fácil para mais trabalhadores custear viagens para a Disney World, assinaturas Disney + e viagens para compras na loja da Disney.
Outro aspecto dos negócios da Disney que se encontra na mira política é sua propensão para aquisições. A Disney gastou bilhões para adquirir a Pixar, Marvel e Lucasfilm. Gastou ainda mais – 11 cifras cada – na Capital Cities / ABC e, mais recentemente, na 21st Century Fox. A Disney não tem medo de cortar grandes cheques e, eventualmente, o magnata da mídia mais bem-sucedido do mundo terá que parar. A plataforma de Biden envolve o fortalecimento da fiscalização antitruste. O campo republicano de Trump adotou uma abordagem mais leve à supervisão regulatória, mas uma advertência importante é que o presidente não é amigo da maioria das empresas de mídia. Ele se opôs veementemente a um acordo relacionado à CNN que acabou sendo fechado após um prolongado processo de verificação. Irá a ABC sediar a prefeitura de Biden na semana passada corroer o apoio de Trump para o próximo grande negócio da Disney? É justo dizer que Trump pode guardar rancor.
A Disney seria diferente sob Biden se ele ganhasse em novembro. As taxas de impostos corporativos provavelmente irão subir mais, e isso pesará sobre os lucros. No entanto, uma mudança no topo também poderia estimular um aumento nos gastos do governo, o que ajudaria as ações da mídia, dando uma nova vida aos mercados de publicidade e entretenimento. Não importa quem vença em 3 de novembro, a Disney não deve repetir a queda de 42% na receita que registrou em seu terceiro trimestre fiscal. A Disney vai se recuperar com Trump ou Biden, então, no final do dia, você realmente não precisa esperar até depois da eleição se já está avaliando a Disney como seu próximo investimento.