Flórida revela solução massiva e mais rápida para congestionamento da I-4

O departamento de transportes da Florida revelou nesta terça-feira a sua visão para uma resposta muito acelerada ao horrendo congestionamento ao longo da Interstate 4, que se estende desde o corredor turístico no oeste do condado de Orange até à explosão do crescimento residencial nos condados de oeste de Osceola e norte de Polk.

Custando cerca de US$ 2,5 bilhões, a última reforma da I-4 se estenderá por 22 quilômetros, começando no leste na State Road 536, perto de Disney Springs, cruzando uma seção de 11 quilômetros do condado de Osceola que inclui a comunidade ChampionsGate e terminando na US Highway 27. no condado de Polk, a oeste. Isso poderia ser feito em uma década.

Conforme apresentado num fórum do setor para quase 400 construtores de primeira linha, subcontratados e empresas especializadas em uma sala de conferências do Aeroporto Internacional de Orlando, o projeto combinará o financiamento estatal acelerado com uma abordagem chamada “construção de projeto em fases” que acelera a construção.

O canteiro central da interestadual reconstruída incluirá faixas de pedágio, que o DOT chama de vias expressas, e espaço para trilhos de passageiros para a Brightline ou outra empresa ferroviária.

Até recentemente, o projeto não era um projeto, mas uma lista de iniciativas separadas no papel, algumas sem perspectivas de financiamento ou trabalho de design. Ao todo, estava previsto que levasse até um quarto de século para ser concluído.

A reforma de 22 quilômetros, reunida em uma visão única no fórum do setor na terça-feira e ainda sem nome, levará muito menos tempo.

“É um projeto de 10 anos”, Kati Sherrard, gerente do programa de construção do Escritório do Programa de Corredores do DOT, sobre a meta de sua agência com licitações de construção ainda por vir. “Terminando 10 anos a partir de hoje.”

Sendo a estrada mais movimentada da Florida Central, esse troço da I-4 transporta actualmente 200.000 veículos diariamente, prevendo-se que a contagem atinja os 250.000 diários até 2050.

A escala da construção e o produto acabado provavelmente sugerirão aos motoristas uma repetição do projeto rodoviário mais caro de todos os tempos da Flórida, a reforma completa e recentemente concluída da Interestadual 4, do condado de Seminole até Orlando – a I-4 Ultimate, de US$ 2,4 bilhões. projeto.

“Essencialmente, é isso que acontece”, disse a porta-voz do DOT, Jessica Ottaviano.

O projeto rodoviário de 22 quilômetros entre a Disney e a US 27 estenderá outro enorme projeto em andamento, uma reforma de 8 quilômetros da I-4 chamada Beyond the Ultimate, abrangendo desde S.R. 536 na Disney para Kirkman Road. O custo desse projeto é superior a US$ 460 milhões.

O projeto Beyond the Ultimate, por sua vez, foi adicionado ao projeto I-4 Ultimate de 21 milhas concluído de Kirkman Road até State Road 434 no condado de Seminole.

Ao todo, são mais de 64 quilômetros de rodovia interestadual moderna, do sudoeste do condado de Seminole ao norte do condado de Polk.

Da forma como está hoje, um segmento de 19 quilômetros da I-4, da State Road 528 Beachline Expressway até a State Road 429 Orlando Beltway, é classificado como o décimo corredor mais congestionado do país e o pior da Flórida, de acordo com o 2022 Global Traffic Scorecard da INRIX , um provedor de dados e análises de tráfego.

Esse trecho da estrada, que costuma parar e arrancar rotineiramente, está na companhia dos corredores de Chicago, Los Angeles e Nova York.

O turismo alimenta grande parte do tráfego pesado na I-4 a oeste de Orlando, enquanto o enorme crescimento ao longo da interestadual também contribui.

A porta-voz do DOT, Ottaviano, disse que a sua agência espera desafios significativos na manutenção do fluxo do turismo e do tráfego suburbano durante a construção.

O departamento de transportes em breve começará a buscar licitações para o projeto, colocando maior ênfase na necessidade de abordagens que garantam um trânsito tranquilo, disse ela.

A reconstrução da Interestadual 4, do condado de Seminole até Orlando, foi particularmente incômoda para os empreiteiros devido à área estreita disponível para equipamentos e materiais de construção, vias temporárias e construção em andamento.

Haverá pelo menos uma grande diferença entre o projeto I-4 Ultimate do condado de Seminole até Orlando e a reforma de 22 quilômetros.

O projecto I-4 Ultimate nasceu há mais de uma década como uma parceria público-privada, dependendo fortemente dos participantes para financiar a construção e depois lucrar com o reembolso.

As autoridades estatais elogiaram esse acordo como uma forma de diminuir o risco para os contribuintes, ao mesmo tempo que realizam a mesma quantidade de trabalho de uma só vez, como normalmente ocorre em 10 projetos.

Com esse financiamento privado, grande parte do controlo sobre a construção foi cedido à joint venture de grandes construtores que conquistaram o emprego ao Estado.

Mas o I-4 Ultimate sofreu muitos contratempos, incluindo a morte de cinco trabalhadores no trabalho, e terminou com um ano de atraso e mais de US$ 100 milhões acima do orçamento.

O Departamento de Transportes da Flórida agora evita parcerias público-privadas para trabalhos rodoviários.

No ano passado, o governador Ron DeSantis e a legislatura destinaram US$ 4 bilhões para melhorias no transporte em um programa geral chamado Moving Florida Forward, destinado a 20 projetos em todo o estado. Essa alocação será combinada com receitas provenientes de títulos de construção.

Ottaviano disse que o DOT manterá um controle de construção mais próximo sobre a reforma de 22 quilômetros da I-4, tendo formado uma equipe dedicada de gerentes e especialistas vindos de todo o estado. O trabalho começará no final deste ano com o projeto e a limpeza do local. Com informações de Orlando Sentinel.

Giovanna Stenner

Giovanna Stenner, jornalista brasileira morando na Flórida.